Futuro








Olá, tudo bem? Hoje vou abordar um tema que provoca stress nos alunos que frequentam o último ano de escolaridade obrigatória em stress provocado pelas difíceis decisões a tomar, como a ida para a universidade/faculdade, a escolha do curso que pretendemos tirar, para mais tarde exercê-lo... São diversas questões que levam muitos ao estado de loucura.




Aqui, em Portugal, na altura para nos inscrevermos para a universidade temos de apresentar seis propostas, porém, se não conseguirmos entrar naquilo que realmente queremos, (ou seja, a primeiro opção), temos sempre a 2ª e a 3ª fase. Também existem os pré-requisitos que só alguns institutos pedem, que na altura de março eles pedem trabalhos ou algo do género e em seguida avaliam, não sendo necessário apresentar a média das notas escolares ao longo dos três anos letivos.

Como já devem ter-se apercebido ando no ultimo ano de ensino obrigatório, estou no curso de Artes Visuais e gostaria de ser designer de interiores.






Este curso está disponível em várias universidades/faculdades, contudo, grande parte delas são privadas, e as restantes ficam longe da minha cidade, ficando ambas as opções com custos bastante elevados.

Decidi consultar a psicóloga da escola, aconselhando-me a tirar outro curso como design, design de industrial, design gráfico e de seguida fazer umas pós-graduação de design de interiores, tendo assim mais especialização no ramo da decoração, o que foi uma óptima ideia, todavia, tenho um certo receio de ir para um destes cursos e não gostar, não ser aquilo que quero prosseguir. Para não falar também de certas coisas negativas que me dizem sobre os cursos.
Porém também tenho pessoas que me ajudam, como a fume.

Estou muito insegura a cerca disto, porque prejudica-me, não só a mim mas também aos meus familiares.
E vocês têm planos académicos? O que pretendem seguir?




10 comentários:

  1. Olá, eu estou ótima, e tu? Infelizmente, encontro-me na mesma situação, numa profunda indecisão sobre o que será melhor para mim. Tenho agora uma oportunidade de reparar um erro que cometi na entrada do secundário, contudo, às vezes também pondero a hipótese de que se tivesse escolhido outra coisa, talvez pensasse exatamente desta forma. E, quem sabe, escolha o que escolha como curso universitário, sei que sempre terei este incómodo de pensar "podia ter sido de outra forma" e confesso que isso me assusta ao ponto de eu não saber o que fazer. Entrarei em Design de Comunicação, tal como previsto, mas sei que esse curso não me vai trazer realização pessoal, e era apenas isso que eu gostava de alcançar. Enfim, acho que fazes bem seguir esse conselho da psicóloga. Espero que dê tudo certo para ti, sabes que estou aqui para apoiar!
    Compreendo essa tua questão, ainda hoje referi essa minha preocupação: a tomada de decisão tem de ser a correcta, porque poderá afectar os meus pais negativamente se for errada, por isso, esta pressão é de loucos.
    Adorei o post!

    fume,
    sleepy-deer.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, estes receios estão a arruinar tudo. Para não falar que acho que somos um pouco novos para decidir tal coisa, e com a pouca informação que nos dão é mesmo para entrar em desespero.
      Seja a decisão que tomares vou-te apoiar , e espero que me convides para ir à tua nova casa tomar chá :)
      Obrigada ♥

      Eliminar
  2. Obrigado <3
    A minha função é dar-vos sempre soluções muito práticas. Adoro dar este género de dicas porque sei que, lá no fundo, poderei estar a ajudar alguém também :D

    Já passei exatamente pelo mesmo! As escolhas são difíceis e, na minha modesta opinião, os alunos saem do ensino obrigatório com muito pouca maturidade para fazer uma escolha que lhes pode e vai mudar o rumo da vida :( Senti isso em pleno!

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta decisão é tão importante para as nossas vidas, e temos que toma-la com esta idade, tão novos e imaturos e por vezes temos até pouca informação, o que não facilita nada. :c

      Eliminar
  3. Adorei o post! Bem diferente das faculdades no Brasil. Eu pretendo cursar Publicidade e Marketing <3
    Adorei saber que você cursa Artes visuais, que demais!!
    Adorei o post =)

    www.keep-calm-girls.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Publicidade e marketing? Isso é fantástico, espero que corra tudo bem. Boa sorte o/
      Obrigada ♥

      Eliminar
  4. Olá :) Já fiz essa escolha há três anos. Não foi difícil, contudo. Também sempre quis tirar design de interiores mas percebi logo que cá em Portugal não opções directamente ligadas à decoração. Eu, que não tenho nada a ver com isso, aconselhava-te a explorar bem todas as opções que tens e podes ter. Porque esses cursos de design afastam-se um bocado daquilo que me pareceu quereres. Bem, seja como for, boa sorte nesta nova fase! :

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :3
      Pensei exatamente como tu, que estes cursos me podiam afastar um pouco do que queria, contudo depois de uma conversa com a psicóloga da minha escola, apercebi-me que o seu conselho era óptimo.
      Como referiste tirar design de interiores é só baseado em decorar nada mais do que isso, porém tirando um destes cursos que ela me aconselhou, posso ir mais além do que simplesmente decorar, e ter mais ofertas de emprego que também é importante nos dias que correm hoje.
      Muito obrigada ♥

      Eliminar
  5. Estou fazendo o curso de técnico em enfermagem, mas vi que isso não é o que eu quero pra minha vida. Eu quero Web Design ou Design Gráfico \o/

    Mr-Exemplar.blogspot.com.br

    ResponderEliminar